sintomas do refluxo, queimação, irritação

5 sintomas do refluxo e como tratar esse problema

O refluxo é uma condição caracterizada pela inversão no sentido dos ácidos presentes dentro do estômago para o sentido inverso ao natural, ou seja, da boca. Como o esôfago e outros tecidos da região da boca e da garganta não são preparados para lidar com essa acidez, acontecem a irritação e a dor no local.

Essa é uma condição bastante comum, por isso vamos comentar sobre os sintomas do refluxo. Assim, você pode saber um pouco melhor se tem a condição e se está na hora de procurar um médico para iniciar um tratamento.

Estudos apontam que uma em cada dez pessoas sofre de refluxo, muitas vezes sem nem se dar conta da situação. Observe atentamente o texto a seguir.

1) Azia

A azia é o principal e mais conhecido dos sintomas do refluxo. Ela é caracterizada pelo momento exato em que o problema acontece e os ácidos estomacais sobem até o esôfago, trazendo uma sensação imediata de queimação.

2) Tosse

Ao contrário da azia, as tosses dificilmente são caracterizadas pelos pacientes como sintomas do refluxo. Isso acontece porque associamos a tosse normalmente com problemas respiratórios, mas esquecemos que o esôfago faz parte dessa linha de comunicação e, quanto irritado, pode causar alterações desse tipo.

3) Dor torácica aguda

Assim como no caso da tosse, a dor torácica costuma gerar confusão entre os pacientes que sofrem de refluxo. Confundida normalmente com problemas cardíacos, ela pode acontecer em maior grau se a pessoa se abaixar ou se estiver deitada.

4) Perda de peso

Se estou perdendo peso, está tudo bem, certo? Nem sempre. O refluxo é uma indicação de que o aparelho digestivo não está funcionando corretamente e a perda de peso também pode ser um dos sintomas do refluxo, mesmo que pareça algo bom.

5) Dor de estômago, laringe ou faringe

Os ácidos estomacais têm a função de digerir os alimentos que consumimos e devem seguir adiante para o intestino. Quando eles tomam o sentido contrário, causam a irritação dos tecidos que encontram pelo caminho, podendo provocar dores no estômago, na laringe e na faringe. A dor, em geral, é um dos sinais mais típicos do nosso corpo de que algo está errado e não deve ser ignorada, principalmente quando se torna crônica.

Causas e tratamento

A doença, assim como os sintomas do refluxo, costuma ser causada por problemas alimentares, seja em curto ou no longo prazo. Uma única refeição em excesso, seguida por um período de sono, já é suficiente para desencadear o refluxo.

Há outros fatores de risco, como o consumo de bebidas alcóolicas em excesso e o hábito do fumo. Eles podem diminuir a quantidade de ácido no estômago, uma das causas do problema. Outros fatores, como a gravidez e a obesidade, podem causar o refluxo – já que podem exercer pressão sobre o diafragma e permitir que os ácidos escapem do estômago.

Os tratamentos são mais simples do que se imagina e se baseiam em meios de vida mais saudáveis, principalmente no que se refere à dieta. Comer alimentos naturais, em vez de processados e evitar frituras, comidas açucaradas e gorduras em excesso são passos para combater a doença.

Cortar o cigarro e diminuir o consumo de álcool são outras, além de investir na diminuição do estresse, um conhecido potencializador dos sintomas do refluxo. Para isso, é importante controlar melhor as refeições, balanceando as quantidades e nunca comendo muito de uma só vez. A dieta, em conjunto com uma rotina de exercícios, também combate a obesidade.

Apesar dessas dicas servirem para qualquer pessoa, é sempre importante procurar um médico para fazer o diagnóstico e nunca tomar qualquer medicação sem receita.

Deixe seu comentário abaixo para enriquecermos essa discussão.

0 respostas

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!