Aparelho Digestivo

Cirurgia do Aparelho Digestivo

A Cirurgia do Aparelho Digestivo é um ramo da Medicina que estuda as doenças que são oriundas dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos. No seu campo de ação estão as patologias e cirurgias envolvendo o esôfago, estômago, duodeno, pâncreas, fígado e vias biliares, intestino delgado e órgãos anexos, além da cirurgia da obesidade. Patologias da parede abdominal como hérnias também são tratadas por esse especialista.
O cirurgião do Aparelho Digestivo trata não apenas a parte cirúrgica das doenças mas também da parte clínica e não operatória. Para uma indicação adequada e correta de cirurgia o médico precisa entender a doença como um todo e nisso entra o tratamento clínico das doenças, podendo indicar o uso de medicações para tal.
A prevenção com o exame de rotina periódico permite o diagnóstico precoce de câncer nesses órgãos levando a um tratamento adequado com maiores chances de cura. Os exames mais importantes são a Endoscopia Digestiva Alta e a Ultrassonografia de Abdome, além dos exames de sangue.
As principais doenças tratadas são:

 

– Gastrite
– Doença do Refluxo Gastroesofágico
– Pedras na Vesícula (Colelitíase)
– Cirurgia da Obesidade
– Câncer do trato digestório alto
– Hérnia inguinal
– Hérnia umbilical