doenças do aparelho digestivo, prevenção, dicas

Doenças do aparelho digestivo: como prevenir as mais comuns

Assim como os demais sistemas do organismo, o aparelho digestivo apresenta funções bastante importantes como, por exemplo, regular os líquidos, nutrientes e excessos que serão “jogados” para fora do organismo. No entanto, existem muitas doenças do aparelho digestivo que, inclusive, fazem parte das maiores taxas de mortalidade do Brasil.

Felizmente, hoje a medicina tem como grande trunfo a prevenção. Além de novos métodos e diagnósticos estarem sendo descobertos, fazendo com que as doenças sejam curadas já em estágios iniciais, é importante mudar alguns hábitos, pois eles estão diretamente ligados ao sistema digestório.

Para saber quais são essas doenças e como preveni-las, confira abaixo uma lista das mais comuns. Dessa forma, fica muito fácil cuidar do seu corpo e da sua saúde.

Dispepsia

Esse termo médico se refere à dificuldade de digestão. Logo, a pessoa possui dor ou mal-estar no abdômen superior, podendo ser tanto de forma crônica quanto recorrente. Além disso, ela tem sensação de enfartamento.

Para prevenir essa doença, são indicadas medidas simples como, por exemplo, mudanças nos hábitos alimentares e na vida: é indicado ter uma alimentação saudável e realizar exames como endoscopia para ver qual é o diagnóstico. Por isso, é imprescindível conversar com o médico para saber como proceder.

Síndrome do intestino irritável

Ela é popularmente conhecida como “colite nervosa”, “colón irritável” ou “doença funcional do intestino”. Nesses casos, o intestino é mais sensível. Logo, ele reage mais intensamente a estímulos habituais como, por exemplo, estresse e alimentação. Isso pode causar alterações no movimento intestinal que, consequentemente, modifica a forma, a frequência e a consistência das fezes.

Para prevenir essa doença, é importante praticar exercícios, melhorar os hábitos de sono, fazer mudanças na dieta, beber bastante líquido e se alimentar regularmente. Caso seja necessário a ingestão de algum remédio, recomenda-se procurar um médico para que ele receite o mais indicado.

Azia

A azia é uma sensação de queimadura na parte de trás do peito. Às vezes, ela sobe até o pescoço e a garganta.

Para prevenir e controlar essa doença, basta evitar alimentos que favorecem essa “queimação”: café, chá, bebidas alcoólicas, bebidas gaseificadas, chocolate e refeições pesadas como, por exemplo, com muita gordura. Além disso, é indicado evitar ir para a cama antes do esvaziamento gástrico (cerca de três horas). Parar de fumar também é fundamental para prevenir essa doença do aparelho digestivo.

Gastrite

A gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago. Em casos mais graves, podem até evoluir para úlceras. No entanto, se for controlada com medicamentos leves e reeducação alimentar, dura pouco tempo.

Além disso, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas, alimentos ácidos e tabagismo. Essas são as principais causas da doença.

Úlcera péptica

A úlcera nada mais é do que uma erosão que ocorre nos tecidos que revestem o estômago. Se não for bem tratada, pode gerar complicações como perfuração ou sangramentos.

Logo, o tratamento inclui medicamentos específicos receitados pelo médico e uma alimentação com o mínimo possível de ácidos.

É extremamente importante ressaltar que, além dessas dicas de prevenção, deve ser realizada uma consulta com o gastroenterologista (médico especialista no aparelho digestivo) quando esses problemas surgirem. Afinal, nada pode ser feito (dicas e medicação) sem o acompanhamento médico e apenas ele poderá dar um diagnóstico preciso. Então, nunca se automedique.

Essas são algumas das doenças do aparelho digestivo. Se as dicas preventivas forem usadas com a consulta ao médico, as chances de desenvolvê-las são mínimas. Gostou dessa matéria? Então, deixe o seu comentário abaixo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *